Quem dá mais pelo meu coração?

Deus não quer algo de nós. Ele simplesmente nos quer. “―C. S. Lewis

Imagine um leilão.

Você tem algo muito precioso, mas que não consegue cuidar sozinho e não quer vender por um baixo valor, então você tem a brilhante ideia de fazer um grande leilão e coloca ali na vitrine, seu precioso bem.

Convida os melhores compradores da região, aqueles que parecem pagar bem e que parecem cuidar bem do teu maior bem.

E lá estava você, todo bem alinhado, cheio de expectativas, cheio de esperanças e claro com o fôlego curto... Afinal, o dia do tão esperado leilão chegou e você não quer que absolutamente nada dê errado.

Mas, espere... O que vai mesmo ser leiloado?

Coração.

O seu coração.

Ele é precioso demais para ser cuidado somente por você e ao mesmo tempo é vulnerável demais para ser cuidado por qualquer pessoa.
Espere, e os compradores?
Temos que avaliar.
Que comece o leilão!

E o leiloeiro faz o primeiro lance:
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida". (Pv 4.23)

Quem aqui é capaz de guardar este coração? – Ele pergunta.

A luxúria responde: - Eu sou o melhor lugar para o coração dele está. Comigo ele sentirá prazer, verá a melhor forma de aproveitar a vida, experimentará diversas formas de satisfação e encontrará a felicidade em todas essas coisas...

A vingança interrompe: - O melhor lugar do coração dele está é comigo, tem coisa melhor do que se vingar de alguém que lhe fez mal? Ter aquele gostinho de vitória, pisar na cabeça do inimigo e dar a volta por cima, claro que você vai querer experimentar. Lembra daquele dia que todos riram de você? Do dia que te bateram e falaram mal de você? Você não vai querer perder a oportunidade de dar o troco nelas, né?

De imediato a mentira dar o seu lance: - Bobagem, você pode até se interessar por esses compradores acima, mas sem mim você não será nada! Já pensou como vai ser chato contar a verdade para todas as pessoas, assumindo seus erros e dificuldades, tendo que seguir certinho sempre, quando você pode dizer umas coisinhas bobas pra alcançar logo um bom futuro? Eu não vejo problema algum em faltar o trabalho por preguiça e dizer que tava doente (ninguém morre por isso) e muito menos dizer aos seus pais que tava estudando na casa de um amigo enquanto na verdade você tava numa festinha com uns amigos coloridos. A verdade é tão chata, não te deixa fazer nada! Vem comigo, hoje podemos começar dizendo que estamos bem e amanha quem sabe estamos adulterando, roubando, nos prostituindo, olha quanta coisa boa, vai perder?

O dono do coração parece confuso ao avaliar cada proposta, mas, ao longe da sala avista mais alguém que até o momento não se pronunciou, mas o leiloeiro ainda tem algumas condições. E o leilão continua:

“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mt 6:21)

Qual o maior tesouro que pode ser dado a este coração? – Ele pergunta.

Com um sorriso enorme o dinheiro estufa e peito e diz: Claro que sou eu! Tudo desta terra é comandado através de mim, se alguém tem a mim, tem o que quer! Casas, roupas, comida, viagens, pessoas, prêmios, reputação, fama, tudo! Seu coração deve estar em mim, o seu maior tesouro é adquirido comigo! Seja com ouro ou uma conta gorda no banco. Eu não preciso te falar muito pra te convencer.

Depois que o dinheiro senta-se orgulhoso, a Fama levanta e diz: Olha, você pode até ter uma boa vida com muito dinheiro, mas sem mim, você nunca terá reconhecimento e valor! Imagina que chato você gravar um vídeo ou criar um texto e ninguém te elogiar por isso, você tirar uma foto e só receber criticas e ser a piada da galera. Luta por mim, pra ser reconhecido, adorado entre as multidões e desejado por todas as pessoas.

A Idolatria chega sem muita conversa e diz logo: O seu coração está contido nessas pessoas que você adora. Pensa que eu não sei que quando você ver aquele seu cantor preferido sua mão gela, e seu corpo treme e você grita por ele, chora por ele, diz que vai fazer mil coisas por ele? Quando você estar em um relacionamento, você para de viver pra viver a vida daquela pessoa, pensa que me engana? Isso não é apenas um sentimento, é uma decisão de colocar ela no centro, dela ser o teu tesouro. Então deixe de muita conversa e assuma que seu maior tesouro sou eu.

O dono do coração percebe que eles estão certos. Que cada um que estava ali presente tinha sua razão, seria impossível viver sem entregar o seu coração a cada um que estava ali presente e isso o deixou cabisbaixo, pois justamente o que ele temia aconteceu. Ele estava imerso em cada pecado presente ali. Mas, para espanto de todos, o leiloeiro tinha uma ultima recomendação final:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16) 

O Leiloeiro continua:

Ninguém reparou no homem que estava presente aqui, todos falaram e defenderam sua posição e insistiram em dizer que eram as melhores opções para este coração. Mas, não é verdade. É possível sim viver feliz e longe da luxuria, o seu corpo não precisa ser entregue aos prazeres desta vida para alcançar alegria, o nome disso é Santidade, ela te faz enxergar que você não precisa do pecado para ser feliz. E sobre a vingança, ela acha incrível o fato de fazer o mal para aqueles que te fizeram também, mas um caminho bem melhor que este é o perdão, sim, o perdão. Da mesma forma que alguém nos fere, também somos capazes de ferir outras pessoas, mas quando perdoamos temos a chance de construir uma ponte ao invés de uma parede e assim aumentar a nossa comunhão e desfazer as obras das trevas. Ah, a mentira também falou, mas como acreditar nela, se ela mente? A verdade pode doer, mas também pode libertar; a verdade pode dizer coisas que você não quer ouvir, mas te fará ter atitudes para que você possa viver! A mentira começa a se envolver com você das pequenas coisas, até te enrolar e não te deixar ir embora, mas a verdade ela te liberta e te traz paz! É muito melhor viver na verdade e deitar no travesseiro e ir dormir do que se meter na mentira e viver consumido.

Tesouro quando é falado logo é associado ao dinheiro, em meio à crise e a circunstancias, nosso coração é suscetível a estar voltado para Ele, mas a Bíblia fala que o nosso maior tesouro é o Espírito Santo (Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir. 2 Coríntios 1:21,22) e nele que o nosso coração deve estar. Podemos ter dinheiro, fama, sucesso, mas, se não tivermos Ele, viveremos como saco vazio voando sem direção e sem rumo. E por fim, a idolatria, ela se acha né? Não, na verdade, ela não se acha, nós que achamos ela em nós, e não estou falando de imagens, de esculturas construídas para serem adoradas, mas da adoração que temos pelas próprias pessoas, seja por um namorado, um cantor, um ator, um escritor... Temos a tendência a preencher o lugar de Deus com outras coisas e isso não está certo. Por exemplo, quando você estava na escola, você tinha seu lugar preferido de sentar pra lanchar (eu tinha) e como se sentia quando ia para lá e quando chegava já tinha alguém sentado? Era triste, não era? Pois, que não venhamos fazer isso com Deus, o lugar é dele e acabou.

E o leiloeiro deixando a decisão para o dono do coração, exclama seu ultimo conselho e faz a pergunta final:

"Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida.” (Pv 4:4)

Quem você escolhe?

Comentários